quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sociedade Hipócrita

Estava eu, nos primeiros momentos do meu dia, deitada no sofá esperando meu irmão sair do banheiro; na TV, que eu raramente assisto, começara a passar uma entrevista com Patrus Ananias, Ministro do Desenvolvimento Social, para algum programa do Canal Globo News.

Na entrevista ele comentava a Ampliação do Programa Bolsa Família, que agora terá menos restrições, a concessão será ampliada para os índigenas, os sem-terra, moradores de rua e remanscentes de quilombos.

Eu estava lá, MA-RA-VI-LHADA de receber tão boa notícia logo ao acordar, aquilo me foi passado como um suave Bom Dia acompanhado com um abraço e um sorriso; mas, pelo jeito, sou uma das poucas pessoas que fica feliz em saber disso: logo após Ananias explicar o objetivo e funcionamento do programa, os entrevistantes bombardearam o ministro com perguntas indigestas, perguntaram se essa medida era politicagem, se era visando uma reeleição e, a pior, um telespectador afirmou que essa medida era desperdício do dinheiro público, pois os beneficiados gastariam o dinheiro com bebidas e drogas ilícitas... Opa! o que foi isso?

Por acaso não é direito de TODO ser humano ter dignidade e respeito? Não são direitos fundamentais que todos tenham Alimentação, Moradia, Saúde, Educação, Trabalho, Lazer, Segurança, Previdência Social, Assistência aos desempregados e Proteção à maternidade e à infância?

Então por que alguns ainda passam por cima desses direitos? Por que ainda existem cidadões "Do Bem" que criticam medidas igualitárias como essa tendo como argumentos "meias-verdades"?

Pode ser que pessoas que não passem necessidade se beneficiem do Bolsa Família, pode ser que alguns moradores de rua gastem esse dinheiro de forma errada, pode ser que tenha gente que pare de trabalhar e viva só do benefício. Mas, por essas possibilidades de alguns, o resto deve continuar na miséria?!

A marginalidade existe porque essas pessoas se sentem à margem da sociedade, porque não são tratados como cidadãos, assim, não se sentem cidadãos. Eu apoio medidas como a Ampliação do Bolsa Família nem que seja como uma medida simbólica, uma demonstração para as pessoas que vivem em condições miseráveis que eles fazem sim parte da sociedade, oque vale é a intenção.

"Nós criamos os criminosos para depois puni-los" - Thomas More

Então por que não invertermos esse processo?

Espero que mais atitudes assim sejam tomadas, que a sociedade se torne menos egoísta e hipócrita e que a Dignidade seja "Ampliada" à todos

Dignidade Já!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial